O INBRAVISA - Instituto Brasileiro de Auditoria em Vigilância Sanitária faz um alerta as pessoas sobre os malefícios do consumo excessivo de sal.
O sal é um condimento muito requisitado na hora de temperar a salada e de dar um gostinho a mais aos petiscos. Porém , num recente estudo ,pesquisadores das universidades da Califórnia, Stanford e Columbia, nos Estados Unidos, constataram que, se as pessoas reduzissem a ingestão de sal a apenas meia colher de sopa por dia , cerca de 3 gramas, haveria redução de aproximadamente 60 mil em casos de morte e de cerca de 99 mil de ataque cardíaco.
O sal é composto por sódio, que tem relação direta com a hipertensão arterial. A dieta habitual da população conta com 10g a 12g do produto por dia, quase o dobro da recomendação.
Os grandes vilões que contribuem para este consumo excessivo são os alimentos industrializados, pois a maioria deles apresentam altas quantidades de sódio.
"É sempre importante que as pessoas verifiquem nas embalagens o teor de sódio que cada alimento possui , como forma de evitar o consumo excessivo", alerta Rui Dammenhain, especialista em vigilância sanitária.
Segundo o especialista as mães devem redobrar os cuidados na alimentação das crianças que muitas vezes consomem salgadinhos e outros produtos industrializados.
(INBRAVISA).